14.5.06

Alentejo agro-rural

E O NOSSO CHÃO SAGRADO

1--- São milhares de quilómetros quadrados, de solo alentejano, que estão a passar para a posse de estrangeiros designadamente espanhóis. As gentes dos campos, atónitas e incapazes de reagir, comentam: -- seja quem for que vier é impossível que seja tão detestável como estes que cá estão..! Outros, mais conscientes da gravidade, passada a fase de estupefacção, raciocinam: -- Se até aqui havia a esperança de os substituirmos essa fica perdida definitivamente ..! Não tardará muito que se procurem os responsáveis , quer pela da acção quer por omissão , deste acto que configura um crime de lesa – pátria.

2--- Os nossos irmãos extremenhos estavam, até há setenta anos, numa situação análoga à nossa. Conseguiram libertar-se da oligarquia fundiária, dedicaram-se a agricultura, criaram riqueza e hoje são um caso de sucesso em termos agro-económicos.
a-- Mais determinados, enfrentaram-se numa guerra civil feroz e mortífera. Lutaram, sofreram e morreram mas saíram moralmente fortalecidos ,libertando-se dos factores obstrutivos ao seu desenvolvimento agro-rural. Então, libertos e desinibidos, atiraram-se ao trabalho agrícola e restantes actividade socio-económicas, derivadas da agricultura ou para ela destinadas Enquanto isso, nós, incapazes de reagir, vencidos, incultos, empobrecido e dependentes, como convém a quem dispõe de nós, continuamos à margem do desenvolvimento. b--Empreenderam grandes obras de hidráulica agrícola. Represaram a água de Guadiana e desenvolveram o regadio, de tal ordem e em tão boa época, que se desenvolveram exponencialmente. Porque o Guadiana é um rio internacional, Franco reuniu-se com Salazar, na área da irrigar, do que resultou que o nosso ditador, ficando entusiasmado com as suas potencialidades, resolveu, ali mesmo, dar inicio à barragem de Alqueva. Para tal reuniu-se com os grandes proprietários alentejanos. Tão negativa foi a sua reacção que o velho ditador não só recuou, no seu propósito, como entregou as gentes alentejanas ao seu livre arbítrio. Daí o êxodo da década cinquenta. Daí a nossa estagnação que, não obstante os colossais incentivos, perdura até aos dias de hoje.
c) – Adquiriram autonomia regional, com poderes alargados validados pela votação livre e consciente dos extremenhos. Enquanto que nós , deixamos abortar todas as tentativas nesse sentido. Divididos, estamos a fazer o jogo dos poderosos grandes proprietários . Acontece que estes, sabendo que no dia em que o poder democrático regional estiver institucionalizado, entre nós, terão que mudar de atitude em relação ao uso da terra. Assim melhor se compreende esta apressada transmissão para estrangeiros A detenção da terra ,tal como está , não serve os propósitos regionais sendo somente uma forma de luxúria ostensiva e uma maneira de vergar as gentes do campo. Impantes de poder, sem a devida correspondência em termos profissionais, sempre que ponha em causa a sua legitimidade e o seu desempenho, alardeiem o sagrado direito à terra. Blasfémia que causa náuseas.
d) ---- Esta é uma questão importante que nos pode lançar uns contra os outros. Importa traçar o cenário previsível afim de cada um assumir as suas responsabilidade: ----Os grandes proprietários rurais, aqui implantados desde 1835 e a quem devemos a nossa anulação como povo, vendem o resto das terras e desaparecem e ,com isso, nós mudamos de dono ; a agricultura desenvolve-se imenso a partir da Espanha de onde vêm os factores de produção e para aonde vão as produções afim de serem transformadas e comercializadas; aos pequenos e médios agricultores, certos de que a qualquer conquistador não interessa ter-los como inimigos , já que podem ser sérios perturbadores do indispensvel ios sossego das explorações agrícolas, ficam a produzir para o auto-consumo já que deixam de ter acesso aos sectores comerciais; a restante população, acantonada nas cidades, directa ou indirectamente dependente de salários, cujas verbas terão que vir de Espanha (já que é para ai que vai a produção /impostos) dividem-se em dois grupos :--- os bons profissionais , no activo , não mudam de estatuto já os restantes terão que justificar os direitos adquiridos em termos laborais, reformas, mordomias.Daí que seja preferível sermos nós a fazermos pela vida, mesmo com alguns sacrifícios iniciais, do que faze-lo a mando de outros para quem vá o proveito.

3--- Esta alienação do nosso território tem base falsos pressupostos Sendo verdade que a nossa adesão á UE implica o livre direito de circulação de pessoas , bens e serviços , assim como o de estabelecimento, que o mesmo será dizer a aquisição de bancos, comércios, industrias, etc.,, não é menos verdade que não inclui a livre compra de terras agrícolas. Aliás nem a UE iria incluir ou excluir este sector já que o mesmo é pertença única e exclusiva das comunidades rurais tradicionais. Alem disso os acordos fundacionais da comunidade tem por base a preservação dos povos , nas suas respectivas comunidades , e a intociabilidade nas regiões. Logo, no que respeita á alienação dos espaços aonde se exercem aqueles desígnios , a EU não intervêm (Veja-se o caso da Irlanda)Ora a aquisição e anexação económica de uma considerável parte do Alentejo é algo que ninguém está mandatado para fazer tendo em conta que nós somos simples depositários de um bem com a obrigação implícita de o transmitir a geração seguinte. Ou mais propriamente: -- A terra alentejana não é nossa (no sentido lato do termo) nós é que somos dela e, como tal, não é vendável, já que isso corresponderia a vendermo-nos a nós mesmos .Sendo assim, nós vamos seguir as pegadas estremenhas de êxito garantido :--libertarmo-nos desta estranha oligarquia, instalar o regadio e obter a regionalização . Não precisamos da ajuda de ninguém mas tão só que não nos atrapalhem. Depois , de igual para igual e não de vencidos para vencedores, iremos fazer os acordos que entendermos necessários e que sirvam os interesses de ambas as regiões. De igual para igual, repito. Francisco Pândega (agricultor); e-mail –fjnpandega@hotmail.com; blog – alentejoagrorural.blogspot.com

2 comentários:

pedropmarques disse...

Bem traçado. Para já, o Alentejo, depois o resto do país.
Dediquei-me ao campo há pouco tempo e tenho ganho vida.
Portugal é um país de vaidades, em que o que é chique é ser urbano, nalguns casos suburbano, noutro infraurbano, poucos se podem mesmo sentir urbanos. Os campos definham e outros (atrasados?!?) aproveitam e comprar Portugal a retalho, com preços em baixa.
Estamos a precisar de uma nova revolução, o regime está doente.

Kicker disse...

PÂNDEGA E A AGRICULTURA ALENTEJANA

6ª Feira passada, ao ler o Diário do Alentejo, tive uma agradável surpresa - Francisco Pândega, novo colunista do Diário do Alentejo. Ele pareceu-me ser…

Um agricultor que se opõe fortemente ao actual modelo agrícola Alentejano;

Um agricultor que defende o fim dos subsídios agrícolas;

Um agricultor que “dá nas orelhas” dos grandes proprietários agrícolas;

Um agricultor que é a favor da regionalização;

Um agricultor que diz que a “sua” terra não lhe pertence;

Um agricultor que afirma que nós é que pertencemos à terra;

Um agricultor que conhece “a história toda”;

Um agricultor que afirma, sem medo, que “o Alentejo está à venda”;

Um agricultor que não teme os Espanhóis;

Um agricultor que não é fatalista;

Um agricultor que diz que a agricultura alentejana, se mudar, tem futuro;

Francisco Pândega parece ser um agricultor a sério e cheio de coragem.

In http://pontape-na-logica.blogspot.com/